Literatura
"Ler é alimento do espírito. Igualzinho a comida. Todo mundo precisa, todo mundo deve ter à sua disposição - de boa qualidade, variada, em quantidades que saciem a fome."
Ana Maria Machado

A presença da literatura na escola precisa estar vinculada às possibilidades de ampliação de repertório de desenvolvimento de habilidades e essencialmente do mergulho na cultura e no lazer.
À escola cabe a função de apresentar aos alunos todas essas possibilidades e ainda provoca-lo estética e socialmente sobre o mundo que o cerca.
No Ensino Fundamental séries finais e no Ensino Médio as experiências leitoras ganham diferentes propósitos e até servem para subsidiar produções textuais ou práticas argumentativas. Ela entra também vinculadas às aulas de Histórias e cada turma tem um livro paradidático para compor os conteúdos aprendidos nessa disciplina.
Diferentes momentos compõem as práticas literárias dentro da escola, seja em leitura de livre escolha, em leituras compartilhadas ou em momentos literários de fruição, mas o que não negligenciamos é o sublime papel que ela ocupa na rotina da escola.


